O homem no espaço
1961
A União Soviética lança a espaçonave Vostok I com Yuri Alexeyevich Gagarin, o primeiro homem no espaço. A nave permanece 108 minutos em órbita e retorna à Terra sem nenhum problema.
Extraída de: NASA (2012).
1965
O soviético Alexsei Leonov é o primeiro homem a sair de uma nave, a Voskhod 2, para o espaço, onde permanece por 12 minutos. O norte-americano Edward White II sai de sua nave, a Gemini 4, e permanece 20 minutos no espaço.
1968
A nave norte-americana Apollo 8 faz o primeiro voo tripulado na órbita lunar.
1969
Apollo 11 é a primeira nave tripulada a descer na Lua; dois de seus três tripulantes, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, são os primeiros homens a pisar o solo lunar.
Extraída de: NASA (2011).
1971
Lançamento da primeira estação espacial orbital, a Salyut 1. A nave Soyuz 10, com três astronautas, faz a primeira manobra de acoplamento de uma nave à estação.
1975
Primeira experiência espacial conjunta dos Estados Unidos e União Soviética, com o acoplamento das naves Apollo 18 e Soyuz 19.
1981
O ônibus espacial Columbia inaugura nova fase da exploração espacial com naves construídas para fazer sucessivas viagens entre a Terra e o espaço.
1983
Os Estados Unidos começam com sucesso o seu segundo programa de naves espaciais recuperáveis – os Challenger.
1998
Início da construção da Estação Espacial Internacional, a mais avançada plataforma de pesquisa espacial já concebida. Participam do projeto 16 países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Rússia, Suécia e Suíça.
2001
Primeira viagem turística espacial, feita pelo multimilionário americano Dennis Tito.
2006
Em 30 de março, a nave Soyuz TMA-8 parte do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional, levando a bordo o russo Pável Vinográdov, o americano Jeffrey Williams e o brasileiro Marcos Cesar Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço.
Extraída de: NASA (2006, p. 18).
2011
Ocorrem os últimos voos dos ônibus espaciais Discovery, Endeavour e Atlantis. Também foi lançado o jipe-robô Curiosity cuja missão era explorar o planeta Marte em busca de vestígios de vida presente ou passada.
2012
Em 25 de maio, foi realizada a primeira atracação de uma cápsula espacial privada da China com a Estação Espacial Internacional.
2013
China é a terceira nação a pousar uma sonda espacial na Lua.
2014
A Agência Espacial Russa coloca o satélite de observação Kanopouss e 72 satélites menores em órbita a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
2017
A Agência Espacial Indiana lança 104 satélites em órbita. No mesmo ano, a empresa privada SpaceX faz seu primeiro lançamento na plataforma 39A da National Aeronautics and Space Administration - NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), lançando o foguete Falcon 9 com cápsula não tripulada.
2019
Uma nave chinesa toca o “lado oculto” da Lua, onde nenhum homem ou robô havia chegado antes. A missão Chang’e-4 foi lançada no dia 7 de dezembro de 2018 e no ano seguinte pousou na superfície lunar.
2020
A empresa privada SpaceX coloca dois astronautas em órbita na cápsula Crew Dragon acoplada ao foguete Falcon 9.
2021
Em janeiro, o robô explorador Perseverance, da NASA, pousou na superfície de Marte, sete meses depois de a missão ter partido da Terra. Em abril, a SpaceX lançou, em conjunto com a NASA, uma nave com quatro astronautas rumo à Estação Espacial Internacional. Em julho, Richard Branson, fundador do grupo Virgin, foi ao espaço em um foguete de sua própria empresa. Além dele, a missão Unity 22 voou com seis pessoas de um local construído pela empresa no Novo México, nos Estados Unidos. O tempo total da viagem foi de mais de 1 hora e voltou ao mesmo local da decolagem. E em setembro, a SpaceX lançou a missão Inspiration4: primeiro voo espacial somente com civis a entrar em órbita, a bordo do foguete Falcon 9. Em dezembro, foi lançado o telescópio James Webb, desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Sua missão é examinar a radiação infravermelha resultante da grande expansão (Big Bang) e realizar observações sobre a infância do Universo.
Extraída de: NASA/JPL (2020).