Aerofotogrametria
Levantamento fotogramétrico
O levantamento fotogramétrico é um dos métodos utilizados para o mapeamento da superfície terrestre. O voo fotogramétrico é realizado por uma aeronave ou por um drone, dependendo da área a ser mapeada. Nestes é acoplada uma câmera que cobre toda a área a ser mapeada.
Para obter uma cobertura completa do terreno a ser representado, as fotografias aéreas são tomadas de modo sobreposto. Com o auxílio de um aparelho fotogramétrico, realiza-se a restituição, que é o processo de confecção do mapa por meio de um modelo tridimensional.
Os drones ou veículos aéreos não tripulados (VANTs) são utilizados como plataformas para o sensoriamento remoto e envolvem várias aplicações, tais como cadastro de propriedades, segurança, monitoramento de obras, agricultura de precisão, mineração, monitoramento ambiental, entre outras. Os drones comumente utilizados em sensoriamento remoto são os multi-rotores e os de asa fixa, ambos são utilizados para levantamentos de dados geoespaciais, cada um com sua capacidade de acordo com sua arquitetura.
Drone com câmera digital de alta resolução
Foto: standret/Freepik.
Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia.