As projeções cartográficas
Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre em um plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma etc.).
É importante ressaltar que não existe uma projeção cartográfica livre de deformações, devido à impossibilidade de se representar uma superfície esférica em uma superfície plana sem que ocorram extensões e/ou contrações.
As projeções cartográficas são classificadas, principalmente, quanto à superfície de projeção e às propriedades.
Quanto à superfície de projeção
Podem ser projeções planas, cônicas ou cilíndricas, quando forem utilizadas as superfícies de um plano, cone ou cilindro como base para planificar a esfera terrestre. Os exemplos abaixo demonstram a transformação da superfície terrestre em uma superfície plana com auxílio das superfícies de projeção.
Fontes: 1. IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia. | 2. DANA, P. H. Map projection overview. Boulder: University of Colorado, Dept. of Geography, 2000.
Quanto às propriedades
Pode-se minimizar as deformações ocorridas pela planificação da superfície terrestre no que diz respeito às áreas, aos ângulos ou às distâncias, mas nunca aos três simultaneamente. Os exemplos abaixo mostram a possibilidade de alterar as projeções para o Brasil de acordo com as propriedades.
Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia.
A seguir, são representadas as principais projeções cartográficas utilizadas na representação do espaço geográfico. As projeções de Mercator, Miller, Berhmann e Robinson são aplicadas à representação do mundo.
Para representar o Brasil, utilizamos as projeções cilíndrica equatorial de Mercator e policônica. O mapeamento oficial do País, em escala geográfica, é elaborado na projeção policônica, que tem como característica a diminuição da deformação da convergência dos meridianos, mantendo uma melhor representação da Região Sul do País. O mapeamento na escala de 1:1 000 000 é realizado na projeção cônica conforme de Lambert, seguindo o padrão do mapeamento mundial, definido pela Conferência Técnica das Nações Unidas sobre a Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo, promovida pelas Nações Unidas, em 1962.
Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia.