Satélite é todo objeto que gira em torno de outro objeto, e podemos classifica-lo com natural ou artificial. A Lua é um exemplo de satélite natural, pois é um corpo celeste que gira ao redor da Terra. Já um satélite artificial é um objeto construído pelo homem, que desloca-se na órbita da Terra, mantendo velocidade e altitude constantes. Esses satélites possuem uma vida útil, dependendo da forma como são construídos, e funcionam por aproximadamente dez anos.
Quando eles param de funcionar, continuam no espaço, mas perdem contato com a Terra, gerando um tipo de poluição - a poluição espacial.
Extraída de: NOAA (2008).
Os satélites artificiais podem ser classificados de acordo com a finalidade para a qual foram construídos:
São utilizados para imageamento e observação do meio ambiente terrestre. Tem como missão monitorar o território e, para isso, carregam câmeras que registram imagens com diferentes resoluções espaciais. Como exemplo desse tipo de satélite temos os da série Landsat, o SPOT, o CBERS e o IKONOS.
Comunicação
É o tipo de satélite mais conhecido, sendo utilizado para os meios de comunicação e telecomunicação, distribuindo sinais de televisão, rádio, telefonia e internet. A maioria usa a órbita geoestacionária (equatorial), o que permite manter sua antena apontada sempre para uma mesma região da Terra e assim captar e transmitir dados com grande frequência e de extensas áreas. Como exemplo, podemos citar os satélites da série Brasilsat.
Meteorológico
Usado para monitorar o tempo e o clima da Terra. Formações de nuvens, luzes das cidades, queimadas, efeitos de poluição, aurora, tempestades de raios e de poeira, superfícies cobertas por neve e gelo e limites das correntes oceânicas são algumas informações coletadas por meio dos satélites meteorológicos. Como exemplo, temos os satélites da série Meteosat. Os SCDs (satélite de coleta de dados) e o próprio CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) integram o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.
Militar
São utilizados para estratégia militar, ou seja, para observar outros territórios.
Navegação
Utilizados por embarcações em substituição à bússola, como por exemplo os da série Inmarsat (Satélite Marítimo Internacional). O Sistema de Posicionamento Global, conhecido como GPS, utiliza satélites artificiais e serão discutidos com mais detalhes no próximo item. O Glonass é o sistema de navegação russo, e o Galileu, da União Europeia.
Exploração do Universo
Também conhecidos como “satélites científicos”, esses satélites são utilizados para realizar pesquisas sobre o Universo e o Sistema Solar. Eles carregam telescópios para fazer a observação astronômica, como o Hubble, que desde 1990 produz imagens astronômicas, e o James Webb lançado recentemente, em 2021.
Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para saber mais sobre como tratamos os dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade.