IBGE

Satélites

Satélite é todo objeto que gira em torno de outro objeto, e podemos classifica-lo com natural ou artificial. A Lua é um exemplo de satélite natural, pois é um corpo celeste que gira ao redor da Terra. Já um satélite artificial é um objeto construído pelo homem, que desloca-se na órbita da Terra, mantendo velocidade e altitude constantes. Esses satélites possuem uma vida útil, dependendo da forma como são construídos, e funcionam por aproximadamente dez anos.

Quando eles param de funcionar, continuam no espaço, mas perdem contato com a Terra, gerando um tipo de poluição - a poluição espacial.

Extraída de: NOAA (2008).

Os satélites artificiais podem ser classificados de acordo com a finalidade para a qual foram construídos:

  • Comunicação

    É o tipo de satélite mais conhecido, sendo utilizado para os meios de comunicação e telecomunicação, distribuindo sinais de televisão, rádio, telefonia e internet. A maioria usa a órbita geoestacionária (equatorial), o que permite manter sua antena apontada sempre para uma mesma região da Terra e assim captar e transmitir dados com grande frequência e de extensas áreas. Como exemplo, podemos citar os satélites da série Brasilsat.

  • Meteorológico

    Usado para monitorar o tempo e o clima da Terra. Formações de nuvens, luzes das cidades, queimadas, efeitos de poluição, aurora, tempestades de raios e de poeira, superfícies cobertas por neve e gelo e limites das correntes oceânicas são algumas informações coletadas por meio dos satélites meteorológicos. Como exemplo, temos os satélites da série Meteosat. Os SCDs (satélite de coleta de dados) e o próprio CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) integram o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.

  • Militar

    São utilizados para estratégia militar, ou seja, para observar outros territórios.

  • Navegação

    Utilizados por embarcações em substituição à bússola, como por exemplo os da série Inmarsat (Satélite Marítimo Internacional). O Sistema de Posicionamento Global, conhecido como GPS, utiliza satélites artificiais e serão discutidos com mais detalhes no próximo item. O Glonass é o sistema de navegação russo, e o Galileu, da União Europeia.

  • Exploração do Universo

    Também conhecidos como “satélites científicos”, esses satélites são utilizados para realizar pesquisas sobre o Universo e o Sistema Solar. Eles carregam telescópios para fazer a observação astronômica, como o Hubble, que desde 1990 produz imagens astronômicas, e o James Webb lançado recentemente, em 2021.

  • Observação da Terra

    São utilizados para imageamento e observação do meio ambiente terrestre. Tem como missão monitorar o território e, para isso, carregam câmeras que registram imagens com diferentes resoluções espaciais. Como exemplo desse tipo de satélite temos os da série Landsat, o SPOT, o CBERS e o IKONOS.