IBGE

Formas da Terra

Geoide e elipsoide

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera. Mais precisamente, o geoide é uma superfície equipotencial do campo da gravidade, ou seja, sobre essa superfície o potencial do campo da gravidade é constante, coincidindo, portanto, com uma superfície de equilíbrio de massas d’água.

Pode-se visualizar, aproximadamente, essa superfície por meio do prolongamento do nível médio dos mares por dentro dos continentes.

Uma visão do geoide

Extraída de: Knippers (2009). Adaptada.
Nota: A superfície contida na figura foi exagerada para fins de clareza didática.

Como o geoide é uma superfície de características físicas complexas, os cartógrafos buscaram a figura geométrica matematicamente definida que mais se aproximasse do geoide, possibilitando assim a realização de cálculos relacionados a medições sobre a superfície terrestre (por exemplo, medições de coordenadas de pontos, distâncias, ângulos, áreas etc.).

Essa figura é o Elipsoide de Revolução, definido pela rotação de uma elipse sobre o seu eixo menor. Na figura abaixo, vemos a elipse que gera o Elipsoide de Revolução, sendo “a” o eixo maior ou equatorial e “b” o eixo menor ou polar, que medem, respectiva e aproximadamente, 6 378 km e 6 357 km.

Extraída de: IBGE (1999, v. 1, p. 13). Adaptada.

Superfícies da Terra

Extraída de: Dana (2000a). Adaptada.